O contato com a natureza é, há séculos, fonte de prazer e de cuidados com o corpo e com o espírito. Com o advento da tecnologia, este tipo de recurso natural foi deixado de lado por alguns tempos, mas atualmente vem ganhando força novamente devido à preocupação estética e à vontade de retomar uma vida mais relaxada. E um dos tratamentos que está em alta é a terapia com pedras quentes. Você já a conhece? Não? Então continue lendo nosso artigo, pois ele está cheio de informações e dicas dadas pela fisioterapeuta, Viviane Zóia, especialista no assunto. Acompanhe!

O que é a terapia das pedras quentes?

Segundo Viviane, a terapia das pedras quentes é uma técnica de massagem, que energiza o corpo e a mente, permitindo ao paciente uma retomada de sua energia vital. Com o stress do dia a dia e situações que causam desconforto, o organismo fica frágil e suscetível aos males causados por toda energia negativa gerada por estas ações.

Ao longo da história, há referência sobre o uso desta técnica já no antigo Egito e no Velho Testamento. Na Europa e nos Estados Unidos, a regularização da terapia com pedras quentes — que tem herança do shiatsu e da massagem sueca — é mais recente, com aproximadamente oito anos. Já no Brasil, sua utilização é nova, mas já pode ser percebida uma grande demanda pelo trabalho.

Como funciona e quais são os benefícios?

Para quem gosta de um cuidado completo, a massagem com as pedras pode ser aliada a outras técnicas para que a terapia tenha um efeito mais amplo, de equilíbrio energético, desintoxicação do sistema linfático, tratamento de dores físicas, alinhamento dos chakras e relaxamento.

De acordo com Viviane, é fundamental saber usar as pedras, para que os resultados possam ser os melhores possíveis. Todos os tipos de cristais possuem — cada um com sua especificidade — propriedades terapêuticas. Neles, há uma alta vibração que abre os chakras e aumenta a consciência espiritual e corporal.

Ainda segundo Viviane, algumas pedras como a Ametista, por exemplo, podem ser colocadas nas têmporas para aliviar os sintomas no caso de o paciente estar com uma forte dor de cabeça gerada por stress. Mas se esta dor for causada por problemas estomacais, a pedra da Lua e o Citrino são as mais indicadas.

A alternância de pedras quentes e frias expostas pelo corpo, é capaz de gerar sinergia, reações fisiológicas e orgânicas, que causam bem-estar nos pacientes. Dispostas ao longo dos músculos, transmitem uma energia capaz de atingir toda a força interior.

As pedras mais usadas

A Esmeralda é uma pedra que transmite energias relativas à inspiração e a paciência. Ela harmoniza o chakra cardíaco, fortalece a memória e alivia os sintomas do reumatismo, da diabetes, dentre outros. Já a Turmalina Paraíba, atua revigorando a saúde física, auxiliando na perda de peso, nos problemas com a tireoide e no controle dos hormônios. A Ametista, é uma pedra relacionada à sabedoria e ao equilíbrio. Deve ser usada no chakra frontal (testa) para aliviar momentos de tensão.

Todas as pedras acima citadas são brasileiras, mas tantas outras espelhadas por todo o mundo são ótimas fontes para que a terapia das pedras possa te ajudar a ter uma vida mais equilibrada!

Você já realizou a terapia das pedras quentes? Que tal buscar por essa técnica e comprovar os benefícios que ela pode te trazer? Se você ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão, deixe o seu comentário!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

 


Categories:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *