Todo grande apreciador “se derrete” ao encontrar uma peça única, bem lapidada, com o cuidado e a precisão que só quem realiza trabalhos manuais consegue obter, não é mesmo? Além disso, os trabalhos artesanais geram objetos únicos, o que agrega ainda mais valor a este tipo de joia. Cabe ressaltar que o Brasil é muito rico na diversidade de gemas, ocupando o primeiro lugar no mundo em produção e multiplicidade de acessórios desse tipo. Confira, e entenda, o valor de uma joia artesanal conferindo nosso post:
O que é preciso para produzir uma joia artesanal
Paciência, precisão e técnica. Estes são os três valores fundamentais que o profissional de ourivesaria deve ter para extrair toda a beleza de uma pedra e valorizar suas características específicas na fabricação de uma joia única. Muito além dos valores empregados nos materiais utilizados, o esforço e os diferenciais de produção fazem com que a peça tenha um grande valor agregado.
É preciso investir em ourivesaria de primeira
O profissional que irá fabricá-la precisa se capacitar para realizar um excelente trabalho, pois são inúmeras as etapas a serem percorridas para se chegar a um produto final de qualidade. Da extração aos tratamentos térmicos, passando pela laminação, lixamento, polimento e cuidados químicos – citando apenas alguns dos processos – os caminhos da produção são muitos e exigem cuidados especiais.
O processo de lapidação
O aperfeiçoamento das pedras é feito por meio da lapidação. O polimento é realizado de maneira artesanal e o resultado final é fundamental para o brilho e beleza resultantes que exprimem seu valor.
Equipamento
O artesão pode utilizar uma serra elétrica rotatória para fazer a clivagem, ou seja, para a fragmentação da pedra. Para os mais moderno, existem raios laser que fazem esse processo também.
O detalhe que deixa a pedra mais delicada
Em seguida ao corte, é feito o bloqueamento, onde as faces são raspadas, para conseguir o brilho. Cabe dizer que toda a translucidez adquirida vem da delicadeza com que são executadas cada uma das etapas de lapidação.
Invista em joias artesanais
Ao adquirir uma joia artesanal, você fará um investimento e não uma simples aquisição. É como comprar um objeto de arte e, com o tempo, seu valor e apreciação são ainda mais estimados. Quem as utiliza para compor o visual também ganha, agregando á sua imagem esse significado de fineza e sofisticação.
Esmeralda, citrino, ametista, turmalina ou rubelita, são várias opções! Escolha sua gema preferida, de acordo com o seu gosto e com sua personalidade, invista em uma peça de design diferenciado e agregue valor à sua imagem. Você encontra peças exclusivas na internet, em lojas especializadas e que tenham uma história no mercado. Aproveite!
Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!
Nenhum comentário ainda...