O ouro, conhecido há mais de 6.000 anos, é um metal fascinante, não apenas pela sua beleza, mas também pelas suas propriedades e pelo fascínio que sempre despertou no ser humano.
O Ouro (Au), muito conhecido por ser símbolo de riqueza, é um elemento químico metálico nobre, ou seja, dificilmente sofre oxidação. É também o metal mais dúctil e maleável conhecido: cerca de 1 grama de ouro pode ser laminado em até 1 metro quadrado. Por isso, utilizam-se outros metais, como a prata e o cobre, para que sua tenacidade aumente e a liga seja mais resistente que o ouro puro. Em estado natural e nas condições ambiente, o ouro é sólido e apresenta coloração amarela metálica com muito brilho.
O ouro está presente em toda a natureza, porém em concentrações ínfimas. As reservas mundiais são de cerca de 90.500 toneladas ao ano, sendo que o Brasil detém cerca de 1,9% (10ª maior reserva). A produção ao redor do globo vale cerca de 2.500 toneladas por ano e nosso país contribui com cerca de 1,6% (14º maior produtor). Por sua raridade, possui um alto valor comercial que está em constante mudança, já que possui seu preço cotado diariamente.
O ouro puro é um material muito maleável. Se você tiver um anel 100% de ouro e cumprimentar alguém, num aperto de mão, o anel vai entortar, ficando ovalado. Claro que ninguém quer uma joia tão delicada quanto uma massinha de modelar. Então, o ouro é misturado a outros elementos, como cobre, zinco, prata ou paládio, formando uma liga metálica. Além de determinarem a dureza da liga, também interferem na cor do ouro.
Para definir a quantidade de ouro numa liga, surgiu a expressão quilates (K), sendo que 24K equivalem a 100% ouro, ouro puro. Se falarmos que uma joia é de ouro 18K, isso significa que ela tem 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, ou seja, tem 75% de ouro.
Ao efetuar a compra de uma joia de ouro, é importante se atentar para a quantidade do metal que há na peça. A legislação que determina a porcentagem de ouro em uma joia que a torna de fato de ouro, é variável conforme o país. No Brasil, por exemplo, uma peça que tenha composição de ouro acima de 14K já é considerada de ouro. Mas vale destacar que o ouro 18K é a melhor opção para a confecção de joias, podendo também ser chamado de ouro 750 (750 partes de ouro em 1000 partes). Nesse quilate, além da resistência, a joia está menos suscetível à oxidação e ao escurecimento.
Uma diferença de tonalidade pode surgir dependendo da proporção de cada elemento químico na composição da liga de ouro. É aí que surgem os diversos tons. Os mais conhecidos e comercializados: ouro amarelo 24K, ouro amarelo 18K, ouro rosé, ouro vermelho, ouro verde, ouro branco e ouro negro. Vale lembrar: as tonalidade do ouro podem sofrer variações conforme a quantidade de luz no ambiente; outro fator que interfere é o tipo de luz a que está sendo exposto: luz fria, luz amarela, luzes coloridas.
O que realmente importa é você gostar da peça e se sentir bem usando. Use, combine e abuse dos tons de ouro! Só não se esqueça de compartilhar a sua opinião nos nossos comentários.
Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!
13 Respostas
gostei muito das explicaçoes desta pagina gostaria de ficar poi dentro das dicas como essas.
Olá! Sugerimos buscar uma laboratório especializado. No post abaixo, você encontrará todos os dados.
//artouro.com.br/blog/como-saber-o-valor-comercial-de-uma-pedra/
o ouro é realmente fascinante , nem de longe imaginava ter tantas variações de cor , para mim somente amarelo reluzente porem um artigo caro tanto quanto o diamante . muito bom sua matéria
Ótima matéria, muito explicativa…
Esclareceu todas as minhas dúvidas sobre os tipos de liga de ouro ♦
MT bom descobrir mas coisas sobre o ouro.
Postagem muito boa! me ajudou muito a conhecer um pouco do que é o ouro PARABÉNS…
Ótimas informações sobre ouro.ouro 24 séria bem maleável por ser 100%
Tenho um cordao e uma pulseira de ouro 14 quilates, porem acho que escurece com facilidade. O que será mais aconselhável eu fazer para ele permanecer brilhando sem que tenha que tá limpando com detergente
constantemente ?
Bom dia Ricardo!Nossas joias são todas produzidas como ouro 18k de alta qualidade! Por isso posso arfirmar que as nossas joias não escurecem com o uso! O que te indico a fazer, é levar as suas peças em uma joalheria e pedir para eles darem um polimento. OBS: O polimento devolverar por um tempo o brilho da sua joia, ela poderá voltar a escurecer.
Olá, boa noite. Gostaria de saber se em uma aliança de ouro 18k, ela poderia apresentar um “descascamento”? Notei uma região pequena na minha assim, e isso me deixou confusa.
Ola, Isso não é normal acontercer! A não ser que a aliança tenha passado por algum processo de galbonização.
Amei essa postagem realmente falaram TUDO!👏👏👏
Ficamos muito felizes por você ter gostado Betânia Ferreira. Fique ligada no nosso Blog, que teremos muito mais novidades!