Provavelmente você já ouviu alguém perguntar se determinada joia era feita com uma pedra preciosa ou semipreciosa, não é mesmo?
Muitas pessoas possuem dúvidas e se perguntam quais são os fatores que realmente diferenciam esses dois tipos de pedras. Já podemos adiantar que cientificamente essa divisão caiu em desuso, pois a designação de “pedra preciosa” era tradicionalmente usada apenas para o diamante, o rubi, a safira e a esmeralda, pelo fato de serem as mais cobiçadas e conhecidas desde a antiguidade.
Entretanto, não há nenhuma diferença quanto à sua constituição física que as façam ser superiores à água marinha, turmalina, ou ametista, por exemplo, que também são pedras belas, translúcidas, coloridas e resistentes. Ou seja, é possível dizer que essa distinção entre as pedras preciosas e as semipreciosas é apenas comercial e tradicional, mas não implica em uma diferença substancial entre elas. Vamos entender mais sobre esse assunto agora! Confira nosso texto!
Raridade — ou não
É possível argumentar que a diferença está, por exemplo, na raridade dessas pedras na natureza, o que ainda pode ser refutado, pois minas de diamante foram descobertas e são até hoje exploradas em abundância na África do Sul, enquanto a granada, que já foi considerada no passado uma semipreciosa, é muito menos encontrada na natureza atualmente.
Ou seja, essa designação tem forte relação com o mercado e com o interesse comercial, não apenas sua disponibilidade na natureza.
Gemas e não pedras
Por esses motivos, realmente tem caído em desuso a distinção entre as pedras preciosas e semipreciosas, sendo feita a designação dessas pedras apenas como “gemas”.
Outros fatores também são considerados para avaliar uma gema, a beleza é determinada por qualidade como transparência, cor, brilho e efeitos ópticos especiais, tais como dispersão da luz, variação de cores e opalescência. A durabilidade é determinada pela sua resistência a fatores físicos e químicos, já a raridade pela sua ocorrência na natureza.
Entretanto, a moda e a tradição também ditam o valor comercial de determinado tipo de gema como, por exemplo, o diamante que, apesar de raro, é uma gema antiga e tradicional, com uma aura histórica que determina seu valor. Não há mulher que não se sinta encantada com uma mandala de diamantes. Por outro lado, podemos dizer que uma turmalina paraíba hoje pode ser comercializada por um valor ainda muito maior do que um diamante, mesmo tendo sido descoberta há pouco tempo — na década de 80, devido a seu azul cristalino que possibilita a confecção de belas joias.
Categorizando as gemas
As gemas podem ser divididas ainda nos seguintes grupos:
- Cristalinas: qual fazem parte o topázio, diamante, ametista, água-marinha, esmeralda;
- Amorfas: vidro vulcânico e opala;
- Orgânicas: que incluem a coral, pérola e âmbar;
- Rochas: turquesa, lápis-lazúli.
Vale lembrar que a ArtOuro & Gemas é especializada nas gemas cristalinas, que são as mais procuradas pelas mulheres, por seus aspectos de beleza, diversidade de cores e pela recorrência no Brasil. Além disso, a ArtOuro faz parte do ICA (International Colored Gomstone Association), uma instituição renomada e sem fins lucrativos e a única no mundo que trabalha para beneficiar a indústria das pedras preciosas.
De acordo com as normas técnicas
Tendo em vista as confusões geradas pela designação de “pedra preciosa” e “pedra semipreciosa”, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) faz a recomendação de que o uso de “semipreciosa” seja evitado e usado apenas o termo “preciosa” para as gemas, já que ele é mais correto de acordo com os especialistas. Para o seu uso como adorno e transformação em joias, essas pedras são retiradas da natureza, polidas ou lapidadas e colocadas em um suporte de ouro ou prata, formando anéis, colares, brincos, pulseiras e outros adornos tão prezados por homens e mulheres desde os tempos mais remotos da história.
Como você pode ver, não existe uma diferença entre as pedras preciosas e as semipreciosas. Vale lembrar que as pedras semipreciosas não podem ser confundidas com pedras sintéticas ou até mesmo as reconstituídas, já que esse grupo, sim, é de menor qualidade e representa apenas a aparência das pedras originais, porém com durabilidade inferior. Se você quiser ficar por dentro de outros motivos pelos quais não comprar uma pedra sintética confira também o nosso post “4 razões para fugir das pedras sintéticas”.
E você, possui alguma joia que contém uma pedra preciosa? Qual é a sua preferida e qual você pretende adquirir? Se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto ou quiser compartilhar alguma ideia, escreva para a gente!
Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!
26 Respostas
Onde e como comprar uma pequena turmalina paraíba?
Olá Ligia, obrigado pelo seu contato.
Em nossa loja virtual é possível encontrar várias joias com Turmalina Paraíba, confira: //loja.artouro.com.br/turmalina-paraiba
Caso tenha interesse apenas na gema, entre em contato conosco pelo telefone (33) 3522-5988.
Continue nos acompanhando!
Boa tarde pessoal! Eu sou um garimpeiro ha dois anos e tenho muitas pedras que possivelmente são todas diamantes brutos, preciso fazer testes para ter a certeza da veracidade das mesmas, ficaria muito honrado se vocês pudessem me dizer onde eu poderia pegar um laudo para comprovar realmente que se trata de uma joia bruta? Agradeço pela a sua atenção e aguardo seu retorno, obrigado.
Olá Odair, você pode atestar a veracidade das gemas, assim como obter o certificado de autenticidade por meio da GIA, que não possui escritório no Brasil, o que não impede de você fazer um contato direto com eles e enviar o material via Sedex. E no Brasil, sugerimos o laboratório do IBGM:
//www.gemologiaibgm.com.br/laboratorio/
Tenho várias gemas de cor azul, preciso saber se é pedra ou vidro, moro na Paraíba, região da serra da batalha.
Olá Roberio, apenas um especialista pode atestar a veracidade desta pedra. Sugerimos entrar em contato, assim como obter o certificado de autenticidade por meio da GIA, que não possui escritório no Brasil, o que não impede de você fazer um contato direto com eles e enviar o material via Sedex. E no Brasil, sugerimos o laboratório do IBGM:
//www.gemologiaibgm.com.br/laboratorio/
Qual o valor do quilate de uma ametista?
Olá Altino, o valor do quilate da Ametista varia entre US$ 0,50 e US$ 20 por quilate. Mas há muitos fatores que determinam o valor da gema como tamanho, cor, pureza, lapidação, origem e autenticidade. Busque apenas especialistas para realizar uma aferição confiável.
Olá, tudo bem? me chamo Wanderson, sou de MG. Gostaria de saber qual das duas pedras tem maior valor de mercado, Turmalina ou água marinha?
Olá Wanderson, na verdade o valor de mercado depende das características da gema, veja os principais fatores no post: http://artouro.com.br/blog/o-que-define-o-valor-de-uma-pedra-preciosa/
Gostaria de saber qual a diferenca de cristal de tanzanita e a pedra de tanzanita. Qual e a que tem valor?? Pq vi um colar q gostei q e em cristal de tanzanita. Obrigada.
Boa noite, o post é muito interessante!
Olá! Gostaria de saber como distinguir a esmeralda de uma crisopazio. Esta última tem tanto valor quanto a esmeralda? Tem como distinguir as duas?
Olá Romélia. Apenas um especialista pode distinguir as duas pedras, e obter o valor desta pedra.
Sugerimos que entre em contato com um laboratório especializado, assim como obter o certificado de autenticidade, por meio do Instituto GIA, que não possui escritório no Brasil, o que não impede de você fazer um contato direto com eles e enviar o material via Sedex. E no Brasil, sugerimos o laboratório do IBGM: //www.gemologiaibgm.com.br/laboratorio/
Boa noite ! Gostaria de saber qual a diferença da pedra quatzo pro diamante ?! É pq minha mãe acho uma pedra linda rosada só que ela não é arranhada por nada . Já tentamos de tudo e nada arranha ela . Por isso queria saber qual a diferença entre elas . Obrigada desde já
Boa tarde, gostaria de saber se há diferença entre ônix e espinélio.
Agraço os esclarecimento.
Obrigado.
Sim, existem. Há um excelente livro que apresenta as principais gemas do Brasil : //www.solariseditora.com.br/miner_brasil.htm
Olá, gostaria de comprar uma pedra safaria para meu anel mais não sei se realmente vão vender como original, e qual seria a diferença da safira para a topazio Lina?.
As diferenças são muito grandes. Estamos à disposição através do [email protected]
Olá bom dia, eu tenho uma pedra azul transparente de mais o menos 1kg tem tudo pra ser um topazio azul como faço pra ter certeza ?
Olá! Sugerimos buscar uma laboratório especializado. No post abaixo, você encontrará todos os dados.
//artouro.com.br/blog/como-saber-o-valor-comercial-de-uma-pedra/
A um mês encontrei uma pedra ela é bruta por fora por dentro ela cristalizadas parece com vidro não me jun tempo com cristal
Olá! Sugerimos buscar uma laboratório especializado. No post abaixo, você encontrará todos os dados.
//artouro.com.br/blog/como-saber-o-valor-comercial-de-uma-pedra/
A um mês encontrei uma pedra ela é bruta por fora por dentro ela cristalizadas parece com vidro não me jun tempo com cristal
Como indentificar uma gema verdadeira e a de laboratório?
Ola Eni!Para uma pessoa leiga é muito dificil identificar a diferença de uma pedra sintetica de uma natural. O mais indicado é que a pessoa procure um gemologo para não correr o risco de comprar gato por lebre.