Dentre os inúmeros tipos de pedras preciosas encontradas na natureza, a turmalina se destaca pela sua ampla variedade de cores. Não é nenhum absurdo dizer que a turmalina pode ser encontrada em todas as cores do arco-íris. E o Brasil é favorecido por termos as maiores jazidas desta preciosidade do mundo!

Fiz uma seleção com gemas e joias do nosso acervo para te apresentar os detalhes mais espetaculares das Turmalinas do Brasil!


Turmalina Verde

Verdelita, ou turmalina verde, é uma variedade de elbaíte com tons verdes primários. O tom verde é a cor mais comum da turmalina e pode variar entre tons verde-amarelado, verde e azul-esverdeado. Destas, as pedras com menos amarelo e mais próximas do verde azulado são mais desejadas e mais valorizadas pelo mercado.  Tons mais claros, como “mint colour”, também tem se popularizado ao longo dos últimos anos.

Indicolita ou Turmalina Azul

Indicolita é o nome gemológico da turmalina azul “índigo”. Geralmente, este termo refere-se à turmalinas coloridas por ferro. Indicolitas podem ser azul-acinzentada, azul ou verde-azulada. 

Turmalina rosa, vermelhas e ou Rubelitas

As turmalinas rosas possuem um tom rosado claro, puxando para um “rosa bebê”. Muitas delas inclusive puxam para um tom de marrom.

Já as rubelitas (nome comercial para uma variedade específica de turmalina) possui uma tonalidade rosa neon e são mais escuras que uma turmalina rosa tradicional e semelhantes ao rubi. Em sua composição há elementos químicos, em especial, o manganês, que tem como efeito uma camada adicional de cor, provocando um efeito “rosa pink”. Estes elemento também intensificam o brilho da gema.

Vale destacar que nem toda turmalina vermelha ou rosa pode ser chamada de rubelita. Se a pedra for exposta à iluminação solar ou à luz artificial e acabar apresentando manchas, distorção no brilho e na nuance, a pedra deve ser classificada como turmalina rosa ou vermelha, conforme sua cor. Porém, se a gema não demonstrar nenhuma alteração, se trata de uma rubelita. Em outras palavras, as rubelitas autênticas brilham a qualquer hora, em qualquer circunstância e sob qualquer tipo de iluminação.

Turmalina Paraíba

Descoberta na década de 1980 no estado da Paraíba, a Turmalina Paraíba está quase extinta, fato este comprovado pela dificuldade em encontrá-la na natureza. Vista pela primeira vez na cidade de São José da Batalha, esta turmalina de um tom azul singular, jamais havia sido encontrada antes. Por essa característica de intensidade, ela foi logo chamada de azul neon.

Gostou da turmalina? Conheça as joias da ArtOuro à venda em nossa loja virtual e saiba mais sobre as mais belas pedras preciosas brasileiras. Para conhecer e comprar os produtos, clique aqui.

Categories:

Tags:

Nenhum comentário ainda...

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *