Desde que o ser humano começou a trocar dinheiro por mercadorias, o consumidor é uma figura muito importante. Compramos por necessidade, por prazer e, até mesmo, pelos dois motivos simultaneamente.
Levar a sério os direitos dos consumidores é um compromisso da ArtOuro. Mas nós vamos além e entendemos que as pessoas são diferentes até na hora de comprar, ou seja, por trás de cada tipo de consumidor, existe você.
Somos uma empresa tradicional do segmento de joias e pedras preciosas desde 1986, com atuação internacional, reconhecida pelo profissionalismo e compromisso com a qualidade dos produtos e serviços ofertados.
Comprometidos com a qualidade dos nossos produtos, trabalhamos somente com pedras naturais brasileiras com as cores mais vivas; nosso design exclusivo exalta a beleza que há por trás de cada pedra; todas as joias são feitas a mão pela nossa equipe de artesãos, com ouro 18K e acompanhadas de Certificado de Garantia e autenticidade e comercializadas a um preço justo, equilibrando qualidade, design e exclusividade.
O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre os direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.
A data foi instituída pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de resgatar a proteção aos interesses dos consumidores americanos. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.
Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento.
No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Com o Código de Defesa do Consumidor, foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todo o território nacional.
Os PROCON’s e os movimentos de defesa do consumidor pressionaram o Congresso Constituinte, que aceitou a proposta de inserir na Constituição Federal de 1988 a defesa do consumidor: o inciso XXXII, do artigo 5º, diz que “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor “.
Quer se tornar um consumidor consciente? Confira nossas dicas:
– Não gaste mais do que ganha: Consumo consciente e responsável começa pelo próprio bolso. O limite dos gastos deve ser o da própria renda. Não consegue ganhar mais? Então gaste menos.
– Saiba o quanto gasta: Quem não sabe quanto gasta, sempre gasta mais do que pode. Faça anotações.
– Exija comprovante fiscal: É mais do que um simples pedaço de papel. É uma forma de assegurar seus direitos, além de facilitar o controle das próprias contas.
– Conheça e exija seus direitos: Nota fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso.
– Não compre por impulso: Planejamento e autocontrole são palavras chave. Pensou em comprar? Pesquise. Compare. Negocie. Valorize seu dinheiro. Ficou em dúvida? Não compre.
– Prefira compras à vista: Principal razão? Quem compra à vista não se endivida.
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