Quando se fala em riquezas brasileiras, rapidamente pensamos nas belezas naturais do país: suas praias, montanhas, cachoeiras, rios, florestas e paisagens que encantam locais e turistas. Também podemos pensar na fauna, na biodiversidade incomparável do nosso país, com milhares de espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Ou na diversidade cultural, ou na gastronomia, nas festas populares ou no artesanato. Mas geralmente não nos lembramos de uma das maiores riquezas do país: a extração de pedras preciosas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), existem mais de 250 gemas que podem ser encontradas no país, que ocupa o primeiro lugar entre as regiões geográficas produtoras de pedras preciosas. Quer saber mais sobre essa riqueza nacional e descobrir quais são as pedras raras mais usadas em joias? Confira:

Pedras naturais brasileiras

pedras_preciosas

As pedras naturais são extraídas da natureza por diferentes processos de mineração, e o solo brasileiro é rico em pedras especiais, com cor e forma únicas, que são muito utilizadas na produção de joias e semijoias. O processo de produção envolve uma seleção rigorosa, corte e lapidação em processos manuais, resultando em peças exclusivas e personalizadas, que destacam ainda mais a beleza natural das gemas.

Além de seu uso no ramo de joias, as pedras também são conhecidas por seu impacto no organismo: elas podem auxiliar na cura de doenças e no equilíbrio físico, emocional e espiritual, com efeitos comprovados há muitos anos em todo o mundo.

Pedras raras brasileiras

Pedras_Brasileiras_citrino

Apesar de contar com uma grande variedade de pedras preciosas, algumas delas se destacam por sua beleza e seu valor no mercado de joias:

Esmeralda

esmeralda

Esmeralda é uma das pedras mais valiosas do mundo, encontrada em várias tonalidades de verde (escuro, claro e amarelado, translúcido ou transparente) em forma de cristais prismáticos e hexagonais. No Brasil, ela pode ser encontrada na Serra da Carnaíba (Bahia) e em Campos Verdes (Goiás).

A esmeralda simboliza 55 anos de casamento (Bodas de Esmeralda), e também é associada a diversas profissões: advocacia, atletismo, medicina e biologia. Considerada a “pedra do amor”, ela também é conhecida por seus efeitos místicos: carregar uma esmeralda traria ao seu portador equilíbrio interior, paz, harmonia e segurança ao tomar decisões. Que tal incluir no look um colar com pingente de esmeralda?

Citrino

citrino

Encontrado naturalmente em diversos tons (amarelo, laranja, castanho amarelado, vermelho amarronzado e conhaque), o citrino é uma pedra preciosa bastante utilizada n joalheria brasileira. Seu nome deriva da sua cor amarelo-limão, associado a citrus, porém quando aquecidas as pedras adquirem tonalidade avermelhada.

O citrino era utilizado na Idade Média como pedra da sorte, e ligada aos elementos fogo e sol, ela pode fortalecer o organismo, aumentar a disposição e auxiliar no controle das emoções. Em joias, sua beleza natural é realçada pela lapidação da pedra, resultando em peças únicas. As pedras bicolores, ainda mais raras, podem ser utilizadas em anéis, brincos e pingentes.

Opala

opala

Uma das pedras encontradas no Brasil e pouco conhecidas no mercado local, a opala tem um brilho impressionante, chegando a ofuscar os diamantes. A opala pode ser encontrada em várias cores: branca, transparente, cinza, vermelha, amarela, verde e até preta, e em alguns casos é possível visualizar mais de uma cor simultaneamente na mesma pedra.

As opalas são extraídas em uma reserva nacional localizada no Piauí, e simbolizam 24 anos de casamento (Bodas de Opala). Se esse é o seu caso, que tal presentear com um pingente de opala de fogo?

Granada

granada

A granada é uma pedra de cor vermelho sangue, com grande concentração de manganês, ferro, e cromo, encontrada em cristais arredondados ou gemas transparentes de contorno irregular.

No Brasil, a granada é encontrada em Minas Gerais e no Tocantins, e seus efeitos terapêuticos incluem o equilíbrio do ritmo cardíaco, auxiliando no controle da pressão sanguínea, e tem influência positiva na sexualidade. Brincos, anéis e pingentes de granada são os presentes ideais para os 35 anos de casamento (Bodas de Granada).

Colares, anéis, brincos, pulseiras: o uso das pedras raras brasileiras na confecção de joias é vasto e conhecido em todo o mundo por sua qualidade e beleza incomparável. Qual é a sua preferida? Você tem uma joia com pedras brasileiras? Conte para a gente nos comentários!

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

Nenhum comentário ainda...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *