As pedras preciosas fazem toda a diferença quando utilizadas juntamente a joias e semi-joias. Estas pequenas notáveis possuem beleza, história, propriedade de cura, e agregam cor, brilho e valor às peças. Em alguns casos elas podem ser usadas como talismã, tornando a joia ainda mais especial e única! Mas nem todas são completamente naturais, elas podem ser pedras naturais ou sintéticas. Você sabe qual delas escolher? Entenda melhor as diferenças entre elas no texto de hoje! Confira!

Diferença básica

natural_sintetica1

As pedras naturais são aquelas que são formadas pela natureza durante anos e não possuem a influência do homem. Elas possuem origem inorgânica (sem base de carbono) e podem ser minerais e rochas, tais como rubi, safira e diamante, ou podem ser de origem animal, como a pérola, âmbar e coral.

Já as pedras sintéticas são espécies de “clones” das pedras naturais, criadas em laboratório com a influência do homem. As pedras naturais são pulverizadas e o material obtido é fundido e recristalizado, resultando nas pedras sintéticas.

Exclusivas

pedra preciosa

As pedras naturais são únicas e muito especiais. Levam anos para serem formadas e, uma vez extraídas da natureza pelo homem e expostas á luz do sol em troca, refletem sua beleza e cor.  Elas são mais vivas, sem falar da sua autenticidade.

Como são especiais e exclusivas, possuem maior qualidade de lapidação, ourivesaria e cravação. Geralmente tais processos são manuais e exigem tempo, conhecimento, técnica e equipamentos específicos. Tais processos as tornam mais exclusivas e únicas!

Impactos no organismo

formatura_4

Como a pedra sintética possui a influência do homem e é criada a partir da pedra natural, elas possuem também vidro, corantes e materiais plásticos em sua composição. Elas não são originais, não possuindo impacto algum sobre nosso organismo, pois ela foi criada pelo homem. Não existe um estado original dela, ela foi criada.

Desta maneira, somente as pedras naturais possuem impacto positivo e real em nosso organismo. Muitas delas são tidas como talismãs e usadas como proteção. Outras possuem propriedade de cura, além da enorme simbologia agregada à elas, tais como pedras do mês do nascimento, pedras de cada profissão, que geralmente são usadas em anéis de formatura, anéis de nascimento, e anéis de noivado.

Pedras verdes estão relacionadas à saúde, como a esmeralda. E não é à toa que ela é a pedra usada nos anéis de formatura de medicina. Já pedras de coloração preta, tais como ônix, diamante negro e turmalina negra influenciam na responsabilidade, compromisso e maturidade, além de concentração também.

O diamante simboliza o amor, a resistência e a eternidade, isso pode explicar o fascínio das mulheres em ganhar joias com diamantes dos seus parceiros. O diamante risca todas as pedras, mas não é riscado por nenhuma delas. Associado a seu brilho intenso e duradouro, ganhar joias com diamante simboliza um amor eterno e exclusivo.

Valor agregado

rp_pedra.jpg

Presentear alguém com pedras naturais é uma forma de demonstrar o quanto aquela pessoa é única e especial para você, pois as pedras naturais são únicas e exclusivas na natureza. Presentear com joias de pedras naturais é uma forma de enfatizar essa exclusividade, pois devido a todo processo de lapidação e cravação, a joia e o design serão únicos e exclusivos também.

Veja algumas outras diferenças entre pedras naturais e sintéticas no nosso blog!

 

Aproveite para baixar um de nossos e-books com dicas exclusivas!Banner Chat Sugerido 3

Categories:

Nenhum comentário ainda...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *